Demi Lovato fala sobre a Bulimia e a automutilação para a ABC News

Ela é a melhor amiga com a qual uma geração poderia crescer - Demi Lovato, de 18 anos de idade e com o seu sorriso vencedor, é a queridinha da Disney. Ela cantou do seu jeito até o topo das paradas pop e status de ícone adolescente saúdavel.

No entanto, a confiança natural de Lovato na frente das câmeras não pôde protegê-la do que tinha por trás delas, os efeitos prolongados do bullying que sofreu na infância. Ela sentou-se com Robin Roberts da ABC News para compartilhar sua história de uma vida inteira de lutas.

"Eu tenho falado abertamente sobre ser intimidada há alguns anos atrás, mas uma coisa que eu nunca fui capaz de se sentir confortável, é falar sobre os efeitos que isso teve na minha vida  mais tarde", disse ela. "Eu literalmente não sabia porque elas eram tão más comigo. E quando eu lhes perguntava o por quê, elas simplesmente diziam: 'Bem, você está gorda’".

O seu tormento se transformou em um hábito perigoso.

"Eu desenvolvi um transtorno alimentar, e é isso o que eu tenho estado tratando desde então", disse ela.

Lovato começou uma luta que vai durar por toda a sua vida contra a bulimia e alternadamente, restringindo severamente sua alimentação.

"Eu estava compulsivamente excedendo quando eu tinha oito anos", disse ela. "Então, eu acho, que nos últimos 10 anos eu realmente não tive uma relação muito saudável com a comida."

Sua família a ajudou a procurar ajuda profissional para seus problemas alimentares. Mas houve uma batalha secreta na qual ela estava sozinha, algo que ela desesperadamente escondeu de todos: Aos 11 anos, Lovato começou a se cortar - intencionalmente auto-mutilar seus pulsos como uma maneira de lidar com as emoções.

"Foi uma maneira de expressar a minha vergonha, de mim mesma, em meu próprio corpo", ela disse à Roberts. "Eu estava correspondendo o interior com exterior. E houve alguns momentos em que minhas emoções estavam tão fortes, que eu não sabia o que fazer. A única maneira que eu poderia começar com a gratificação imediata, era através de uma atitude vinda de mim mesma."

Isso era um forma perigosa de enfrentar seus problemas que prevaleceu durante toda a sua adolescência. No verão passado, durante sua turnê com os Jonas Brothers para o musical "Camp Rock 2", tudo isso chegou ao seu limite.

"Eu estava fazendo shows com o estômago vazio", disse ela. "Eu estava perdendo a minha voz. Estava me auto-medicando. Eu não estava tomando a medicação para depressão, e eu literalmente estava tão emocionalmente louca que eu descontei isso em alguém que significava muito para mim".

Lovato admitiu o ataque físico a uma de suas dançarinas, Alex Welch, durante a etapa sul-americana da turnê internacional.

"Eu assumo 100 por cento de toda a responsabilidade". Lovato contou a Roberts. "Eu me sinto horrível. Ela era minha amiga."

A família de Lovato e sua equipe de gestão realizaram uma intervenção.

"Eles sentaram comigo e disseram: 'Você não pode viver assim'", disse Lovato.

Então ela imediatamente saiu da turnê e se internou na Timberline Knolls – um centro de tratamento residencial em Illinois para mulheres que lutam contra vícios e transtornos alimentares.

Enquanto estava em tratamento, Lovato aprendeu a lidar com seus problemas e encontrou maneiras melhores de lidar com suas emoções.

"Pela primeira vez na minha vida, comecei a me sentir bem", disse ela.

Durante os momentos difíceis no tratamento, Lovato diz que seus pensamentos se voltavam para sua irmã mais nova, Madison, que interpreta Juanita Solis, filha de Gabrielle em "Desperate Housewives", a qual esteve com ela nos seus piores momentos.

"Uma foto da minha irmã mais nova que estava no meu quadro de tarefas, foi uma das principais coisas que me mantiveram lá", disse ela. "Eu só ficava pensando, 'OK, dê esse exemplo para sua irmãzinha."

Lovato quis dar o exemplo - não só para Madison, mas para todas as outras mulheres que estavam lutando com os mesmos problemas.

"A verdadeira razão por eu estar aqui sentada com você", ela disse, "é abrir os olhos de muitas jovens garotas, para mostrar que isso não tem que ser dessa forma."

A cantora e atriz adolescente Demi Lovato, sentou-se com a ABC News para ceder sua primeira entrevista televisiva desde que deixou o centro de tratamento para automutilação e transtornos alimentares. 

A entrevista de Lovato compartilhando sua história com Robin Roberts vai ao ar na sexta-feira no "20/20" e no "Good Morning America". Assim que divulgada, estaremos disponibilizando-a completa e legendada.

Sem comentários: